A Agência Reguladora de Medicamentos da Europa está conduzindo uma revisão de injeções para perda de peso, como Wegovy, Saxenda e medicamentos similares, após receber relatos de possíveis pensamentos suicidas e automutilação entre os usuários. A notificação foi feita pela Islândia, que identificou três casos.
As bulas dos produtos já mencionam pensamentos suicidas como um possível efeito colateral, mas o comportamento suicida não está listado atualmente como um risco associado a esses medicamentos.
O Comitê de Avaliação de Risco em Farmacovigilância (PRAC) da Agência Europeia de Medicamentos (EMA), responsável pela revisão, também considerará se outros tratamentos na mesma categoria de medicamentos conhecida como agonistas do receptor do peptídeo-1 similar ao glucagon (GLP-1) precisam ser avaliados.
Inicialmente, a revisão abordará apenas os riscos do uso de medicamentos para perda de peso que contêm semaglutida ou liraglutida.
A escassez global desses medicamentos tem sido impulsionada pela demanda criada nas redes sociais por pessoas, muitas vezes celebridades, que relatam grandes perdas de peso com o uso desses tratamentos.
A segurança dos pacientes é uma prioridade, e as autoridades estão investigando os possíveis riscos associados a essas injeções para perda de peso. É importante que os usuários estejam cientes dos possíveis efeitos colaterais e informem imediatamente qualquer mudança em seu estado mental aos profissionais de saúde.