Nos últimos anos, o consumo das drogas da família “K”, como “K2, K4, K9 ou spice”, vem se destacando devido aos efeitos agudos no Sistema Nervoso Central. Popularmente conhecidos por produzir manifestações como distonia aguda, catatonia e rebaixamento do nível de consciência, esses efeitos são erroneamente chamados de “efeito zumbi”.
Essas substâncias, derivadas canabinoides de alta concentração, atuam nos receptores de canabinoides tipo CB1 no cérebro. Segundo especialistas, elas podem causar alucinações, paranoia, ansiedade, taquicardia e até convulsões, agindo de forma aguda no organismo. O farmacêutico José Roberto Santin, do Grupo de Trabalho sobre Toxicologia do CFF e presidente da Sociedade Brasileira de Toxicologia (SBTox), alerta que o uso dessas drogas pode levar à morte.
O aumento do consumo é alarmante. Em São Paulo, houve 98 casos suspeitos de intoxicação em 2022, chegando a 464 até outubro de 2023. As apreensões também cresceram: em 2022, foram 11,6 kg, e em 2023 já são 113,5 kg de drogas “K” apreendidos pela Polícia Civil de São Paulo.
O Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox) da UNICAMP confirmou 12 casos de intoxicação aguda em 2023, associados a canabinoides sintéticos. Rafael Lanaro, membro do GT sobre Toxicologia do CFF e responsável técnico pelo CIATox, ressalta a presença de diferentes formas de apresentação, como “blotters”, soluções borrifadas em papel e componentes herbais.
Um fator preocupante é o termo “maconha sintética”, usado devido à semelhança na forma de apresentação. Santin explica que, embora atuem no mesmo receptor que o Delta-9-THC da maconha, a potência das drogas “K” pode ser até 100 vezes maior, representando riscos graves ao cérebro e coração.
O aumento do consumo pode estar relacionado ao preço mais baixo em comparação a outras drogas de abuso, como o crack e a maconha, além da facilidade de tráfico devido às diferentes formas de apresentação. É fundamental alertar sobre os perigos dessas substâncias e orientar para evitar seu uso.
Fontes utilizadas
Morte de presos por suposta overdose de drogas K é investigada em MG – Folha de São Paulo
(https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2024/04/morte-de-presos-por-suposta-overdose-de-drogas-k-e-investigada-em-mg.shtml)
Drogas K – Brasil Escola
(https://brasilescola.uol.com.br/drogas/drogas-k.htm)
Farmacêuticos alertam: consumo e casos de intoxicações da droga K9 estão crescendo no País – Conselho Federal de Farmácia
(https://site.cff.org.br/noticia/Noticias-gerais/06/11/2023/farmaceuticos-alertam-consumo-e-casos-de-intoxicacoes-da-droga-k9-estao-crescendo-no-pais)